6 de ago. de 2014

Sarna Demodécica /Sarna Negra

 Como disse no post anterior, a Bia chegou até mim com muitos problemas, dentre eles a sarna demodécica, ou sarna negra como também é conhecida.

Este tipo de sarna é causado pelo aumento de um ácaro chamado Demodex Canis. Este ácaro é encontrado, em pequena quantidade nos folículos pilosos de todos os caninos, mas quando há quebra no sistema imunológico,  os ácaros tomam uma proporção maior e podem causar os seguintes sintomas: perda de pelo, pele escura,  crostas, pústulas,  infecção de pele... e por aí vai.


A sarna negra é transmitida de mãe para filhote, ou seja, não há riscos de contágio para outros cães  e nem para humanos. Infelizmente, muitas pessoas abandonam seus cães pois temem o contágio. Por isso é muito importante a informação de que não há risco de contágio.

O tratamento da demodécica  é feito com xampu de peróxido de benzoíla  e ivermectina.  No caso da Bia, o tratamento durou 3 meses.


 IMPORTANTE: Consulte um médico veterinário, só ele será capaz de identificar a doença, através de um exame chamado raspado de pele, e também de prescrever medicamentos.

ABAIXO MAIS FOTO DE CASO DE DEMODÉCICA
Foto Retirada da Internet

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...